quinta-feira, 11 de junho de 2015

UM OLHAR PARA O FUTURO

Os alunos do 5º ano participam do programa:
"Um olhar para o futuro"

O Programa Um Olhar para o Futuro foi desenvolvido pelo Instituto INFOCOS e Central Cresol Baser através de um projeto piloto no ano de 2011, com o intuito de levar o Cooperativismo Solidário ao espaço escolar, a fim de despertar nas crianças o interesse e o conhecimento sobre as organizações cooperativas e a sua importância para a sociedade atual.

Aqui na nossa escola temos a Dirigente do Programa, Leia, que está trabalhando com a turma do 5º ano desde março.
Atualmente estão trabalhando o 3º eixo, que trata do Surgimento do cooperativismo.







O Programa está dividido em 08 encontros anuais, com carga horária total de 12 horas, conduzidos por um ou mais colaboradores/dirigentes da Cooperativa Singular do Município.
Em cada encontro são trabalhos diferentes eixos, sendo eles:
1. Somos seres sociais e cooperativos:  Aprimoramento do conhecimento existente nas relações humanas, além de utilizar de contos infantis, temas que representem a cooperação, solidariedade e ajuda mútua.
2. O que é cooperativismo: Conhecimento do significado Cooperativismo, como é organizado no município, no Brasil e no Mundo.
3. Surgimento do cooperativismo:  Apresentação da organização dos trabalhadores, união em prol do benefício coletivo, história da cooperativa singular (porque surgiu).
4. Como funciona uma cooperativa: A Participação igualitária, benefícios comuns, necessidades econômicas/ sociais/ culturais.
5. Educação financeira:   Ressalta a importância dos conceitos de disciplina e poupança. Consequentemente, as principais ações e o reflexo da Cooperativa singular para o município.
6. Valores e princípios cooperativistas:  Como é a sociedade cooperativista sendo norteadas pelos princípios e os valores cooperativistas.
7. Tipos de cooperativas existentes no Brasil: Apresentação de alguns ramos cooperativos – crédito, produção, comercialização.
8. Intercâmbio – visitas às cooperativas locais:  Conhecendo a Cooperativa de Crédito, ou outra Cooperativa do Município. conhecer suas funções e ações coletivas.

Para quem se interessar acesse o site clicando aqui e obtenha mais informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita!
Ficaremos muito felizes com seu comentário!