sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Socialização do Projeto de Leitura


NO DIA 13 DE SETEMBRO ACONTECEU A SOCIALIZAÇÃO DO PROJETO DE LEITURA - 2013.

TEMA: “NÓS EM HARMONIA COM O MEIO AMBIENTE”

O EVENTO OCORREU NA QUADRA DE ESPORTES DA ESCOLA, NO PERÍODO MATUTINO E VESPERTINO, CONTANDO COM A PRESENÇA E COLABORAÇÃO DA DIREÇÃO, COORDENAÇÃO, PROFESSORES E ALUNOS, QUE TORNARAM POSSÍVEL A REALIZAÇÃO DO MESMO.
PARABÉNS A TODOS PELO SUCESSO DO  PROJETO!!!!
O Projeto de Leitura deste ano, contemplou o tema Meio Ambiente. Dentro deste grande tema, cada professor escolheu alguns assuntos para trabalhar com sua respectiva turma. Todos leram muito e ampliaram seu conhecimento sobre o tema.
Hoje queremos socializar alguns trabalhos realizados em nossa escola:

1- A turma do pré II junto com a professora Mariana, apresentou duas paródias:
  • A sujeira trás doença
  • Borboletinha
2- A turma do 1º ano apresentou a Paródia: Abecedário dos animais

3- Alguns alunos do 1º ano ainda fizeram a declamação das poesias sobre algumas árvores que conheceram em suas pesquisas.

4- Estudando sobre os animais e empolgados com a leitura, os alunos do 1º ano também criaram histórias. Dois alunos leram a sua produção.

5- Na disciplina de matemática foi realizado um trabalho que envolveu toda a comunidade escolar. O trabalho envolvia questões ligadas ao meio ambiente e teve as seguintes etapas:
  • Elaboração do questionário;
  • Entrega do questionário para as 213 famílias da comunidade escolar;
  • Coleta dos questionários. Sendo que foram devolvidos 167.
As turmas do 6º ao 9º ano analisaram os resultados e participaram de alguma forma na construção do trabalho final.
Os alunos Ana Caroline Gielow e Matheus Radunz, juntamente com alguns alunos do 8º ano, mostraram os resultados e as análises feitas das respostas do questionário.

6- A professora Rejane junto com as turmas do 6º e 7º ano trabalhou com o assunto “Mata Atlântica”, para preservar. As turmas tiveram uma aula de campo no instituto “Rã Bugio. Após a aula fizeram um relatório sobre o que eles aprenderam sobre o reflorestamento da Mata Atlântica, fauna e flora. Na sequência também fizeram uma pequisa sobre:
  • A importância das florestas para o meio ambiente.
  • O que eu posso fazer pelo meio ambiente em que vivo.
  • Apresentação da produção textual: “Poemas”.
7- A professora Jocelia junto com o 8º e 9º ano trabalhou com a história dos brinquedos e das brincadeiras. Cada aluno entrevistou uma pessoa de mais idade para descobrir os brinquedos ou as brincadeiras que a mesma realizava quando era criança. Aí os alunos reproduziram o brinquedo utilizando material reciclável, o qual apresentaram na socialização.
8- Os alunos do 6º e 7º ano apresentaram cartazes referentes a pesquisa realizada para saber quais foram os animais extintos no âmbito global, nacional e regional, e quais animais estão em extinção. Este trabalho foi orientado pela professora Jocelia.

9- A turma do 6º ano desenvolveu trabalhos envolvendo o tema: Buraco na camada de ozônio. Eles apresentarão seus trabalhos.

10- Os alunos do 7º ano na disciplina de geografia trabalharam o tema: Planeta Sustentável.
* O aluno Janderson conceituou o tema explicando o objetivo do mesmo.
* Os alunos Willian e Amábile realizaram a apresentação de um cartaz.
* A reciclagem é um passo importante para termos um mundo mais limpo e preservado. Reciclar é uma medida simples de desenvolvimento sustentável.
O assunto foi estudado e discutido por todos os alunos em sala de aula.
A aluna Micaele nos falou sobre esta atividade.
* Nós podemos reduzir o volume de lixo, evitar a derrubada de árvores e as alunas Jenifer e Gabriele apresentaram algumas dicas de economia.
* Reduzir os gastos com energia, reciclar, reduzir a emissão de gases poluentes são medidas que colaboram com o meio ambiente.
As alunas Larissa, Beatriz e Lucinara apresentaram o tema: Fontes de Energia

11- A aluna Jenifer do 9º ano declamou a poesia: Ou isto ou aquilo, de Cecília Meireles. O poema foi trabalho na aula de inglês com a professora Amira.

12- Oa alunos Eduardo e Franciele leram a respeito dos trabalhos realizados nas aulas de educação física, onde foram trabalhadas as brincadeiras indígenas.

13- Finalizando o projeto de leitura, certamente lemos muito e aprendemos muito, portanto, que a partir de agora, cada um faça a sua parte para vivermos em harmonia com o meio ambiente, hoje e no futuro. Aliás, somos os herdeiros do futuro, mas precisamos agir hoje.
Para encerrar, a turma do 1º ano, juntamente com as professoras Simonha e Maria Alice, convidaram a todos para cantarem a música: “Herdeiros do futuro”.

Parabenizamos a todos os alunos e professores pelo empenho com os trabalhos realizados. Temos certeza que tudo isto não ficará apenas no papel, mas nas ações do dia a dia de cada um de nós.

Tenham todos um ótimo dia em harmonia com o meio ambiente!

PERÍODO VESPERTINO

1- A turma do pré I,  apresentou uma música do projeto “Borboletas”
  • Borboletas de Luciana Mello
2- A turma do 1º ano apresentou a Paródia: Abecedário dos animais

3- Alguns alunos do 1º ano ainda declamaram poesias sobre algumas árvores que conheceram em suas pesquisas.

4- Estudando sobre os animais e empolgados com a leitura, os alunos do 1º ano também criaram histórias. Dois alunos leram a sua produção.

5- A professora Salete com a turma do 2º ano apresentou o teatro: “A árvore que não podia respirar”.

6- Os alunos do 3º ano fizeram um mascote para a gincana estudantil. Desses trabalhos tiveram que realizar uma produção de texto, contando alguma aventura ou relato sobre o seu mascote. Os alunos Davi, Kauê, Gabriel e Khateryne apresentaram suas produções.

7- A professora Edina junto com os alunos do 4º ano, trabalhou a música “A grande história”, fazendo a releitura em forma de pintura. A turma do 4º ano também fez sua apresentação.

8- A professora Luziane com a turma do 5º ano trabalhou uma música sobre a água. Também produziram poesias, leram textos e leituras sobre o Meio Ambiente. Por fim produziram no papel e no programa Hagaquê, histórias em quadrinhos, com temas diversos relacionados ao Meio Ambiente. Dois alunos falaram a respeito do trabalho desenvolvido.

9- Finalizando o projeto de leitura, certamente lemos muito e aprendemos muito, portanto, que a partir de agora, cada um faça a sua parte para vivermos em harmonia com o meio ambiente, hoje e no futuro. Aliás, somos os herdeiros do futuro, mas precisamos agir hoje.
Para encerrar, a turma do 1º ano, juntamente com as professoras Simonha e Maria Alice, convidam a todos para cantarmos a música: “Herdeiros do futuro”.






















Parabenizamos a todos os alunos e professores pelo empenho com os trabalhos realizados. Temos certeza que tudo isto não ficará apenas no papel, mas nas ações do dia a dia de cada um de nós.

Tenham todos um ótimo dia em harmonia com o meio ambiente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita!
Ficaremos muito felizes com seu comentário!